20070520

Onde está a igreja de Mafamude?

A bela igreja de Mafamude surge-nos aqui, bastante descaracterizada do fulgor de outros tempos, em que dominava, com a sua silhueta, a paisagem dominante. Como se pode vislumbrar, a igreja de Mafamude, actualmente resiste à "invasão urbana" dos últimos 25 anos (coincidentes com a gestão PSD do Sr. Fernando Vieira).
De forma quase heróica, este templo cristão, permanece isolado no meio de blocos de apartamentos e quase que é absorvido por estes exemplares da construção civil, que de facto inferiorizam um lugar de culto religioso, com a sua presença no lugar; e ainda por cima de uma forma desordenada.



Com o decorrer do tempo, a igreja de Mafamude deixou de também poder ser avistada do lado da Avenida da República, devido à construção de um "novo local de culto". Desta vez não foi mais um templo religioso, mas sim, um templo de consumo - ainda por cima Espanhol.



Em Mafamude sacrifica-se a estética urbanística e o reordenamento urbano, em troca da proliferação de uma desenfreada construção civil, a qual, em nome de um pretenso progresso, vai "soterrando nos barris do esquecimento" o património cultural histórico da nossa freguesia. Em nome de interesses comerciais, tudo se esquece, e se desvaloriza.
Agora entendo a razão pela qual o presidente da Câmara Municipal do Porto, não quis que fosse edificado na zona da rotunda da Boavista, este "mastodonte" do comércio ibérico. Por aqui, a junta de freguesia de Mafamude (dirigida por uma coligação PSD/PP) nem se apercebeu de nada.