20090418

Freeport: Investigação envolve advogados ligados ao PSD

O advogado Albertino Antunes foi esta sexta-feira ouvido na Polícia Judiciária de Setúbal no âmbito das investigações ao "caso Freeport".

Trata-se de um antigo sócio do escritório de José Gandarez, inquirido quinta-feira no âmbito do mesmo processo. Gandarez é dirigente do PSD e actualmente sócio do escritório do ex-ministro social-democrata Rui Gomes da Silva.

A sociedade de advogados de ambos prestou serviços jurídicos à empresa de consultoria "Smith e Pedro", que foi intermediária no processo de licenciamento do 'outlet' de Alcochete.

O escritório de José Gandarez e de Albertino Nunes terá sido a origem de um documento onde se pedia quatro milhões de libras (à data 1,2 milhões de contos) para conseguir a legalização do empreendimento.

A PJ também ouviu o antigo ministro da Economia de António Guterres, Mário Cristina de Sousa, genro de José Gandarez, e ministro à data de alguns factos.

Charles Smith e Manuel Pedro são os únicos arguidos. O processo está relacionado com alegadas suspeitas de corrupção no licenciamento quando José Sócrates era ministro do Ambiente.

In: