20070523

Os autocarros em Mafamude.

Resido em Mafamude e recentemente experimentei, por necessidade, as novas linhas dos STCP, aqui na freguesia. Estas mudanças de percurso a que foram sujeitas as linhas do antigo 82, 84 e 83 são uma autêntica paródia .
Seria bom que fizessem rir, mas, infelizmente, não fazem. Antes pelo contrário, dá até vontade de chorar, como é que foi possível que permitissem a mistura de diversas linhas, como é o caso do 15 e 51 com a linha do 82 e 84? Estas pessoas que decidiram isto, esqueceram-se que agora, para os utentes dos serviços, se torna mais moroso chegar ao Porto, vindo de Gaia. Em vez de descer a Avenida da República e atravessar a Ponte Luís I em direcção ao Porto, os "agora baptizados" autocarros 905, 903, seguem pela Rua Pádua Correia em direcção ao hipermercado Continente, atravessando becos e mais becos, por um trajecto interminável, fazendo com que o percurso, de Mafamude ao Porto demore cerca de 50 minutos.
A junta de freguesia de Mafamude, devia ter tomado posição sobre as alterações das linhas dos STCP e devia ter defendido com garra e afinco os interesses dos habitantes de Mafamude (também utentes dos autocarros referidos). A junta de freguesia de Mafamude - liderada pela coligação "Mafamude na Frente", PSD/PP - nada fez em prol da defesa dos direitos dos mafamudenses e bem que poderia ter utilizado o seu poder reinvindicativo para impôr uma solução aos STCP, mas o certo é que deixou passar a situação em branco, talvez pensando que os mafamudenses sejam todos ricos e tenham viatura própria e nem precisem de se deslocar de autocarro. O certo é que todos os meus vizinhos estão revoltados com a situação e também estão desiludidos com a inércia da junta de freguesia de Mafamude em não defender os interesses de Mafamude, de forma conveniente.