20071009

«Gaia é o recordista nacional do desemprego»

O Ex-Deputado João Teixeira Lopes (BE) afirmou hoje que «Gaia é recordista nacional do desemprego», estranhando que «o alto índice de pobreza do concelho não esteja presente nos discursos da maioria PSD/PP que governa a Câmara»
«É também elucidativo o facto de um concelho com 300 mil habitantes não dispor de um centro de acolhimento e inserção social», disse João Teixeira Lopes.
Aquele responsável falava no final da visita ao Centro AMI (Assistência Médica Internacional) de Coimbrões de uma delegação do BE, que incluía a dirigente nacional Alda Sousa, o deputado municipal Alberto Sousa e Jorge Magalhães, da Assembleia de Freguesia de Santa Marinha.
Durante a visita, a delegação do BE inteirou-se que aquele centro deu atendimento a 900 pessoas, numa faixa maioritária entre os 30 e os 39 anos, 83 por cento dos quais desempregados, o que, na interpretação do BE, mostra que «o desemprego é um elemento estruturante da pobreza».
O Centro AMI de Gaia dá apoio a 200 famílias através de géneros alimentares, refeições, enfermagem e inserção no sistema de saúde.
«Sabendo que há outras instituições de solidariedade social a trabalhar em Gaia - que o BE também se propõe visitar - torna-se claro que a pobreza é uma realidade que não se desvanece simplesmente pelo facto de não ser mencionada nos discursos oficiais», afirmou o dirigente bloquista.

in: SOL ONLINE , 04-10-2007